Republicano superou a democrata Hillary Clinton em estados-chave, como Flórida, Carolina do Norte e Wisconsin
O candidato republicano Donald Trump foi eleito há pouco presidente dos Estados Unidos.
Trump superou a democrata Hillary Clinton em estados-chave, como Flórida, Carolina do Norte e Wisconsin.
Segundo projeção da AP, a vitória em Winsconsin garantiu a eleição do empresário.
Trump se tornou o 45º presidente dos Estados Unidos, após derrotar a ex-secretária de Estado Hillary Clinton e derrubar a maioria das pesquisas que, até a linha de chegada, o pintavam como uma zebra.
Segundo as projeções da agência Associated Press, Trump deve ter, no Colégio Eleitoral, 276 votos (eram necessários 270). A confirmação da vitória veio com as projeções de vitória do republicano nos Estados da Pensilvânia e de Wisconsin, por volta das 5h30 (horário de Brasília).
Antes mesmo de anunciado o resultado final, frente ao bom desempenho do republicano, o nervosismo ganhou força nos mercados mundiais.
Na Ásia, as Bolsas tiveram perdas agravadas com o avanço de Trump. Às 2h20 (horário de Brasília), Tóquio tinha queda de 4,5%, Hong Kong, de 2,8%, e Seul, de 2,7%.
O México, tradicional parceiro americano, também foi castigado. O peso (moeda local) caia 10,2%, um tipo de queda que não era visto desde a crise global de 2008. O temor é que a chegada de Trump ao poder dê fim ao acordo de livre-comércio com o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário