segunda-feira, 8 de maio de 2017

QUER EMAGRECER: Confira as dicas da Nutricionista Sarah Geórgia Coêlho Araújo


 Sarah Geórgia Coêlho Araújo - Nutricionista, Pós Graduada em Unidade de Alimentação e UAN
Pós Graduanda em Nutrição Clínica, Nutrição Funcional e Nutrição Esportiva, devidamente credenciada ao Conselho de Nutrição, falou com o nosso blog hoje e deu dicas valiosas sobre os efeitos do coco para uma  boa dieta e para o emagrecimento. Confira:



  
Muitas pessoas são fanáticas pelo coco e tudo que vier dele: água de coco, óleo de coco, coco ralado, leite de coco e todas as variações 😉
O coco é uma das frutas mais poderosas que tem para a saúde. Só recentemente eu descobri que existe também a Manteiga de coco!
Atualmente a manteiga de coco é utilizada em receitas para substituir a manteiga comum e também para ser saboreada com outros acompanhamentos, é devido aos seus benefícios o consumo dessa Manteiga só vem crescendo. Dentre eles encontramos os principais benefícios:
Rico em ácido láurico: aumenta a imunidade e elimina bactérias, fungos e vírus.
Melhora o metabolismo: ajuda na perda de peso e aumenta os níveis de energia.
Composto de gorduras saudáveis que auxiliam na saciedade.
Contém os aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo como o cálcio e magnésio.
Atua como antioxidante, protegendo a pele dos efeitos danosos dos radicais livres, já que atua como antioxidante.

Mas sempre vem aquela dúvida. Se for tudo do coco não tem diferença nenhuma entre o óleo e a manteiga! 
Porém existe sim uma diferença.
A principal diferença entre manteiga de coco e óleo de coco é que a manteiga é feita a partir da polpa (“carne”) do coco e pode conter pedaços de coco.
O óleo de coco é composto somente pelo óleo extraído da polpa.
O óleo de coco é produzido por um processo de óleo prensagem a frio ou quente a partir da castanha de coco. O óleo de coco é feito inteiramente de gordura, principalmente a saturada. Normalmente uma colher de sopa tem cerca de 14 gramas.
A manteiga de coco que é produzida usando o coco ralado ou triturado passado em um processador de alimentos, batendo por 15 a 20 minutos, conseguimos uma pasta fina e de sabor delicioso. Dependendo da temperatura do local de armazenamento fica uma pasta consistente. Diferente do óleo, a manteiga tem fibras, uma colher de sopa de manteiga de coco tem cerca de 2 gramas de fibras.
O coco Possui  nutrientes como vitaminas B1, B3, B5, B6 e C, os minerais como magnésio, cálcio, ferro, zinco, selênio, fósforo, potássio, cobre e manganês. Também carrega o ácido láurico, como já citados acima. 
Pesquisas apontam que  passado pesquisas apontavam que as vitaminas e nutrientes contidos nesse alimento, realmente aumenta o conhecido colesterol bom e reduz colesterol ruim, diminuindo o risco de doença cardiovascular, auxiliando o bom funcionamento da tireoide e mantendo os hormônios em quantidades ideais.
Para as Vaidosas de plantão, esse alimento auxilia como antioxidante combatendo os radiávamos livres que ficam em nós organismo, além do mesmo agir como termogênico, colaborando para o emagrecimento.

DICA ESPECIAL:  Vamos para a Dica especial de como preparar a sua manteiga de coco.
Você vai precisar de pouca coisa, além de ser bastante rápido e fácil. Com Coco ralado, em torno de 300 a 500 gramas e usando um liquidificador ou processador de alimentos. Descasque o coco e retirar a castanha, corte em pedaços pequenos e coloque sempre tirando o coco que fica nas bordas levando para o meio, assim não fica nenhuma parte ser bater. Adicione sal a gosto, mas se desejar não tem necessidade de colocar sal.
Geralmente bata por 10 a 15 minutos, assim a manteiga de coco logo estará pronta quando perceber que já tem uma consistência cremosa. O tempo que você deve utilizar para atingir a consistência desejada vai depender da velocidade do seu liquidificador.
Depois que estiver pronta, a manteiga pode ser conservada em temperatura ambiente, e consumir em 3 dias, caso deixe na geladeira poderá usar em até 30 dias, neste caso aqueça um pouco para que fique novamente cremosa.
Outros
Para finalizar, podemos dizer que o óleo de coco e manteiga de coco guardam diferenças distintas tanto na aparência, quanto sabor e funcionalidade. Sendo que o óleo de coco é mais indicado para fritar e cozinhar, e a manteiga de coco é excelente para fazer doces não cozidos, ou doces cozidos lentamente em fogo muito baixo, passar no pão, cobertura de frutas, além de ser fonte de fibras. Mas certamente agregam benefícios para a saúde de quem se propõe a consumir tais produtos.


PALPITINHO DA HORA! VAMOS APROVEITAR


Nenhum comentário:

Postar um comentário