Quem nunca sentiu aquela dorzinha no músculo no dia seguinte de algum esforço físico mais intenso?
Essas famosas e incômodas dores musculares depois dos exercícios normalmente surgem quando começamos uma nova atividade física, mudamos o programa de treino ou até mesmo quando aumentamos a sua intensidade. Isso exige um esforço maior do que os músculos estavam acostumados, fazendo com que o corpo fique todo dolorido durante alguns dias.
O que causa as dores musculares após os exercícios?
Quando o corpo é submetido a uma atividade mais intensa, as fibras musculares são estiradas e ao mesmo tempo tensionadas durante a prática,sofrendo pequenas lesões. Com isso, o organismo gera um mecanismo de defesa que leva a um processo inflamatório, responsável pelas dores musculares depois dos exercícios.
Esse fenômeno é conhecido como Dor Muscular Tardia (DMT) ou “dor do dia seguinte”, que tem como característica a sensação de desconforto na musculatura e a sensação de estar com o corpo “travado”.
De acordo com especialistas, por ser uma espécie de inflamação, esse tipo de dor demora alguns dias para passar. Normalmente, aparece entre seis a oito horas depois do esforço realizado e alcança sua maior intensidade em até 72 horas.
Muitas pessoas associam a dor muscular tardia ao sucesso do treino, adaptações de força e a hipertrofia (o fortalecimento e aumento dos músculos). No entanto, não é preciso sentir dores musculares depois dos exercícios para que estes surtam efeito. Mesmo sem termos dor após os treinos, ou quando ela diminui, a hipertrofia continua acontecendo.
Isso ocorre porque os próprios músculos criam mecanismos de recuperação para reparar as microlesões, ficando, portanto, mais fortes e com maior resistência ao esforço físico. Com o músculo mais preparado para realizar as atividades, a dor será menor e só voltará a aparecer ao ocorrer um aumento de carga, prática de exercícios novos ou uma maior intensidade dos treinos.
Mas fique atento!
A dor é inevitável tanto para iniciantes como para atletas, mas é essencial saber até que ponto ela é considerada normal ou se representa algum alerta de que algo está errado com o seu corpo.
As dores musculares depois dos exercícios podem parecer um sinal de que o treinamento foi produtivo,porém, em excesso, pode indicar que, na verdade, ele foi prejudicial ao seu corpo, podendo significar problemas ligamentares ou dores decorrentes de execuções erradas.
Se o desconforto após o treino estiver relacionado algum tipo de lesão, é sinal que você está forçando além do que precisa, e então a melhor solução é diminuir o ritmo ou a intensidade da atividade praticada.
Como tratar dores musculares pós-treino?
- Para diminuir a dor do dia seguinte, respeite o tempo de repouso e procure treinar os grupos musculares alternadamente para não sobrecarregá-los;
- Fazer compressas de gelo é um processo antiinflamatório e pode ajudar a diminuir a inflamaçãonos músculos. Nas primeiras 24 horas, o ideal é fazer compressas frias por 20 minutos com intervalo mínimo de uma hora a cada aplicação. Depois desse período, a compressa pode ser quente;
- Relaxantes musculares e analgésicos podem ajudar a reduzir a dor muscular tardia de forma temporária, mas não irão acelerar a recuperação e poderão até comprometê-la;
- A alimentação adequada e saudável depois do treino ajuda na recuperação do músculo. Inclua, sempre, algum tipo de proteína no cardápio;
- Para prevenir a dor, realize um aquecimento antes do treino que inclua 12 minutos de exercício cardiovascular moderado;
- Aumente a intensidade do seu treino gradativamente.
Não confunda dores pós-treino com fadiga
Fonte: Queima Diária
Nenhum comentário:
Postar um comentário